sábado, 12 de setembro de 2009

Fé, certezas e dúvidas.

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam e a firme convicção de fatos que se não vêem” Se fé é a certeza, então não há lugar para dúvidas na vida do crente? Se formos sinceros teremos que confessar que as dúvidas, tanto quanto a fé, são nossas companheiras na vida cristã. Na verdade os que não têm dúvidas, não são os que têm todas as respostas, mas aqueles que ainda não fizeram todas as perguntas.
O homem de fé pode duvidar, como tantas vezes acontece. Mas é o homem quem duvida, não é a fé que carrega a dúvida. Fé é certeza na medida em que ela se fundamenta na graça de Deus, na intervenção do Senhor na minha vida.
Fé é um dom concedido por Deus, é obra de Deus, não minha. Vai para além de mim.
Mas ao mesmo tempo, a fé, em mim, convive com um mar de incertezas, uma vez que o infinito, para qual ela está orientada, é experimentado por um ser finito. A fé, então, é a certeza de esperanças e a certeza da existência do que não é totalmente apreendido pelos meus sentidos humanos imediatos, seja para perseverar, seja para andar contra tudo, seja para depender totalmente.
Fé é confiar, é depender, é duvidar das dúvidas, é certeza não quanto às respostas, é certeza no esperar, na esperança...
No Evangelho a fé não é uma elaboração intelectual ou filosófica, é uma dádiva concedida em Cristo, que justifica e salva: O justo viverá por fé.
A fé não é em si mesma, mas se projeta para além de si. Nele.
Fé na fé é crença, não é fé. A fé na fé vai bem enquanto o que nos cerca é contornável, é entendível, mas quando deixa de ser, então, tal fé não suporta o embate com a realidade, desfalece ante as circunstâncias.
Por outro lado, visto que a fé é algo que acontece “em nós”, é fácil entendê-la incorretamente como um produto da nossa própria vontade e poder, pensando que temos fé como fruto de nosso esforço. Embora seja correto afirmar que nossa fé é “nossa” fé, no sentido de que ela acontece em nosso íntimo, ela é de fato dom de Deus – Ele é quem produz em nós fé, através da atuação do Espírito Santo e da pregação da Palavra (... a fé vem pelo ouvir...).
Luciano Martini

Nenhum comentário: