quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Luz Inacessível

Quanto mais se olha para o Sol, menos se consegue enxergá-lo. Sua intensa luminosidade ofusca nossa limitada visão. Um olhar ininterrupto na direção do Sol pode inclusive causar cegueira. Paradoxalmente o que esconde o Sol é sua própria luz. Pouca luz dificulta a visão, porém, muita luz a torna impossível. Deus é luz, e assim sendo, talvez seja impossível aos olhos humanos visualizá-lo. Nossa mente, assim como nossa visão, é limitada para a plena percepção e compreensão de Deus. Reconhecemos Deus, não em sua luz, mas através daquilo que Ele ilumina, das sombras que produz. Da cruz.
Não entendemos Deus a partir de sua essência, compreendemos Deus a partir da nossa experiência.
Só posso conhecer a Deus quando Ele se torna "meu" Deus, quando Ele me ilumina.
O conhecimento que temos de Deus não vem da nossa percepção, mas sim de Sua revelação. Para vermos o Pai temos que olhar para o Filho. Deus não nos mostra sua glória (como queria Moisés), antes nos convida para vê-lo em sua cruz.
Em Gênesis vemos Deus criando a ordem no contexto do caos. Ele não elimina as trevas para que permaneça a luz, apenas distingue-a. Tal qual no versículo da separação das águas. A porção seca surge num ambiente de águas. A água não é eliminada para que surja a porção seca. Assim o caos é o contexto onde se manifesta a ordem.
As trevas existem como um anteparo da realidade Deus. A criação não pode ser plena diante do Deus pleno, exceto se Ele abrir espaço, se Ele se esconder e nos deixar percebê-lo apenas pelas sombras, isto é, pela fé.
Se Deus se manifestasse absoluto na criação, nada existiria, pois o Absoluto a tudo enche, mas Deus para tornar possível a criação, se esconde, se esvazia. A criação por natureza tem sombras, como um véu que nos protege da luz de Deus. E quem quiser se aproximar dEle é preciso crer...
A partir Dele conseguimos distinguir as trevas da luz e somos chamados para sermos filhos da luz. Chamados a uma existência que denuncia as trevas, que se opõe a elas.
Como a Lua iluminamos o mundo, mas a luz não é nossa, só refletimos a luz que Ele nos empresta.
Luciano Martini

Um comentário:

Alex Malta Raposo disse...

Muito legal o seu blog.

Parabéns.

www.vivendooevangelho.blogspot.com